Band Multi

Polícia pede proibição de saltos de paraquedistas em áreas urbanas em Boituva

Medida cautelar foi expedida após a morte de um aluno de paraquedismo, que morreu após cair no telhado de uma casa 

*Rafaela Oliveira

Documento traz imagens do salto que terminou com a morte do empresário.
Documento traz imagens do salto que terminou com a morte do empresário.
Reprodução

A Polícia Civil de Boituva apresentou nesta quinta-feira (21) uma medida cautelar que pede a proibição imediata de lançamento de paraquedistas e voo em áreas urbanas. O documento foi apresentado após a morte de um aluno de paraquedismo, que caiu em uma área residencial da cidade na terça-feira (19).

As imagens foram retiradas da filmagem da câmera do instrutor que acompanhava Andrius Jamaico.

Em cinco, das seis páginas do documento, estão imagens inéditas do salto que terminou com a morte do empresário, Andrius Jamaico Pantaleao, de 38 anos. Na primeira imagem é possível ver o paraquedista fora do avião, de barriga para baixo, sendo segurado pelo braço e perna pelo instrutor. Neste momento ele aparece na posição correta para o salto. 

Entretanto, logo na foto seguinte, Andrius Jamaico aparece desestabilizado. O empresário é jogado pelo vento para frente e para trás. Segundo depois, as últimas imagens mostram apenas as pernas do instrutor. 

Por fim, o aluno do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) acaba caindo em queda livre – sem conseguir abrir os paraquedas – por aproximadamente 4 mil metros de altura. A vítima atingiu o telhado de uma casa e acabou morrendo.  

De acordo com o documento, a medida é necessária para evitar que os acidentes sejam ainda mais graves e mais pessoas se machuquem. No caso de áreas residenciais, o paraquedista pode atingir casas, comércios, escolas, gerando ainda mais riscos. O delegado Emerson Jesus Martins afirma que “se a medida não for cumprida pelo Centro Nacional de Paraquedismo, o local será multado e as atividades serão suspensas.” 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, para descobrir se o acidente foi causado por falha humana ou do equipamento do paraquedista. 

Os acidentes envolvendo saltos de paraquedas vêm causando medo na população. A dona da casa atingida pelo paraquedista falou com a equipe da Band e pediu que providências sejam tomadas:  

“Eu acho que é uma tragédia anunciada, porque já aconteceu várias vezes ao redor aqui no nosso bairro, várias tragédias. O avião é muito rasante sobre as residências, inclusive a gente já andou reclamando, mas infelizmente é um esporte que está levando o nome da cidade, a gente não tem nada contra, mas [pede por mais] segurança”. 

O delegado Emerson Jesus Martins fala mais sobre o caso: 

Entrevista: Cida Haddad 

Vídeo: Ricardo Cavalcanti 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.

Tópicos relacionados