Pets e foliões prometem agitar Cambuí no esquenta de Carnaval deste domingo

Bloco do Bob volta a sair pelas ruas neste domingo (12/2)

Por Rafaela Oliveira

Pets e foliões prometem agitar Cambuí no esquenta de Carnaval deste domingo
Brincalhona e dócil, Laika experimenta fantasia para o bloquinho
Jéssica Mateus

Se engana quem acha que só humanos podem aproveitar, no pré-carnaval deste ano, os cachorros também terão seu dia de folia. O Bloco do Bob volta a sair pelas ruas do Cambuí, em Campinas (SP), neste domingo (12/2). 

A concentração de pets e foliões será no Largo Santa Cruz, no Cambuí, a partir das 16h. Essa é a 12ª edição do Bloco do Bob, após dois anos suspenso devido à pandemia. 

Os pets e foliões saem pela avenida Júlio Mesquita, às 17h30, contornando o Centro de Convivência e ficando pelo local. O trajeto de 800 metros foi pensado especialmente para os bichinhos, com sombra e água, segundo os organizadores. 

Como nasceu o Bloco do Bob?

O Bloco do Bob ficou famoso pela história por causa do Bob, um do cão comunitário que vivia no Cambuí e era tratado pelos taxistas da região.

Após receberem uma notificação do Centro de Zoonoses de Campinas, eles decidiram lutar pela permanência de Bob no local, que foi possível com o apoio de sociedades protetoras dos animais da região. 

Bob ganhou o título de cão solidário e pôde permanecer no local depois de cumprir as exigências da Vigilância em Saúde.

Quando Bob retornou à praça do Largo da Santa Cruz, após cumprir os procedimentos necessários, como a castração, César Rocha e alguns amigos fizeram uma recepção com música e animação.

A partir disso,  surgiu a ideia de comemorar o retorno de Bob todo ano, criando o Bloco do Bob. A tradição começou em 2009, com cerca de 300 pessoas. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti