PF cumpre ação contra a lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, incluindo três em Portugal

Da Redação

PF cumpre ação contra a lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas
PF durante o cumprimento de um dos mandados
Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) em Campinas (SP) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (23), mais uma fase da Operação Lavaggio, com o objetivo de colher provas de crimes de lavagem de dinheiro, praticados por investigados envolvidos em uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Nesta 7ª fase deflagrada, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas. Os investigados, entre eles, pessoas físicas e  jurídicas, movimentaram mais de R$ 100 milhões.

Desses 13 mandados, dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além das buscas no território brasileiro, por meio de cooperação jurídica internacional, também, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Maia, em Portugal.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal também autorizou o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados.

A investigação

A investigação teve início a partir da análise de documentos e informações de inteligência policial obtidos durante a Operação Overload, deflagrada em outubro de 2020, e Operações AKE e Lavaggio I, II e III. A ação tem como objetivo identificar bens obtidos com o dinheiro de atividades da organização criminosa.

A atual fase de investigação está focada no financeiro de um dos principais investigados, na utilização da logística do Aeroporto Internacional de Viracopos e de Guarulhos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa. Esse investigado central já está preso.

Segundo elementos colhidos durante a investigação, os atos de ocultação e dissimulação ocorreram por meio de diversos mecanismos, entre eles, o recebimentos de dinheiro em espécie, recebimentos de valores através de pessoas físicas e jurídicas, depósitos em dinheiro de forma pulverizada em contas-correntes de terceiros, pagamentos ou transferências por pessoa jurídica para fornecedor distante do local de atuação, entre outros.