PF cumpre mandados contra crime de tráfico internacional de drogas por Viracopos

O material apreendido no estado de Santa Catarina será encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas

Da Redação

PF cumpre mandados contra crime de tráfico internacional de drogas por Viracopos
PF durante um dos mandados
Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24), a Operação Impuratus para dar cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades de São José (SC), Palhoça (SC), Laguna (SC) e Florianópolis (SC), com o objetivo de combater associações criminosas responsáveis pelo tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A operação teve início através de duas investigações que utilizam a mesma base de dados: presos em Viracopos que tentam embarcar com drogas em voos internacionais com destino a Europa.

O objetivo é alcançar, além dos transportadores, as pessoas que desempenham as funções de cooptadores, financiadores e fornecedores da droga.

As investigações tiveram início a partir de duas prisões em flagrante. Na primeira, em 29 de março de 2022, um homem, 56 anos, foi preso ao tentar embarcar em voo em Viracopos com destino a Lisboa, com cocaína em fundo falso da mala de viagem. Já na segunda, em 18 de maio de 2023, um homem, de 36 anos de idade, foi preso também tentando embarcar para Lisboa, com 3 kg de cocaína impregnada em peças de vestuário encontradas na mala de viagem.

Os alvos são endereços residenciais de três homens e uma mulher, apontados como aliciadores e financiadores de despesas referentes às viagens.

A prisão em 2022, resultou no mandado de busca e apreensão cumprido em Florianópolis (SC). O investigado é um homem, de 41 anos, já preso anteriormente por tráfico de drogas.

Já a prisão em 2023, resultou nos três mandados cumpridos nas cidades de São José (SC), Palhoça (SC) e Laguna (SC). Os investigados são dois homens, de 29 e 31 anos, sendo que um deles já tem registro criminal por tráfico de drogas, e uma mulher, de 35 anos, sem antecedentes. A mulher e um dos investigados são irmãos.

A pena prevista para o crime de tráfico internacional de drogas pode ultrapassar 25 anos de prisão. O material apreendido no estado de Santa Catarina será encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas.