A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a Operação Overlord com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas. A droga era transportada a partir da região de Guaíra (PR) e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP). Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. As cidades de Itupeva (SP) e Jundiaí (SP) foram alvos.
De acordo com a Polícia Federal (PF), cerca de 100 policiais participaram dos cumprimentos dos 29 mandados judiciais que tiveram alvos nas cidades de Guaíra (PR), Terra Roxa (PR), Xambrê (PR), São Paulo (SP), Barueri (SP), Itupeva (SP) e Jundiaí (SP).
Segundo a PF, a organização criminosa utilizava empresas de transporte de fachada, com sócios que sabiam e participavam do esquema. Eram contratados fretes e as drogas iam escondidas em meio aos produtos e em fundos falsos de caminhões.
Além do cumprimento dos mandados judiciais, a operação também tem como objetivo descapitalizar a organização criminosa, por meio do sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de contas. De acordo com a PF, 19 investigados têm bens adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas e há 45 veículos e propriedades no nome de membros da organização.
A investigação durou aproximadamente um ano e, durante este período, a PF conseguiu fazer três flagrantes de tráfico de drogas e apreendidas mais de uma tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha.
Os envolvidos devem responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. A pena máxima pode ultrapassar 33 anos de prisão.