Band Multi

Piracicaba confirma mais um caso de Monkeypox e total de infectados sobe para 7

Paciente é um homem de 24 anos que está em isolamento e sob acompanhamento da VE

*Rafaela Oliveira

O principal sintoma é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas.
O principal sintoma é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas.
Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (16) mais um caso de Monkeypox em Piracicaba. O paciente é um homem de 24 anos.  

Entre os sete casos confirmados no município está uma menina de 1 ano. Os demais casos são homens nas idades de 23, 26, 29, 35 e 38 anos. Dois pacientes já evoluíram para cura e os demais, além dos responsáveis pelo bebê, foram notificados e seguem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. 

O período de incubação do Monkeypox é tipicamente de 6 a 16 dias, mas varia de 5 a 21 dias. 

Prevenção 

Para se prevenir da Monkeypox é necessário tomar alguns cuidados muito importantes, como evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença. 

Além disso, continuar fazendo a higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool em gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais; fazer o uso de máscaras, protegendo contra gotículas de saliva, entre casos confirmados e contactantes. 

Sintomas 

O principal sintoma é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; caroço no pescoço, axila e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; e dores musculares. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.  

Tópicos relacionados