A Prefeitura de Piracicaba (SP), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), registrou o terceiro caso de raiva em morcego neste ano. O animal foi encontrado morto em uma calçada no Centro da cidade, após denúncia de um morador da região na terça-feira, 11 de abril. O resultado positivo foi confirmado no final da tarde desta quinta-feira (20).
De acordo com o CCZ, as espécies de morcegos urbanos não são agressivas, mas podem morder para se defenderem quando são ameaçados. Assim, quando estão caídos no chão, podem estar doentes, já que não têm o hábito de ficarem no solo.
Os morcegos, quando infectados com a raiva, também podem contaminar, acidentalmente, tanto animais domésticos - cães e gatos, como o homem.
A Secretaria de Saúde de Piracicaba reforça que mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos que tiveram contato com morcegos em um posto permanente na sede do CCZ, localizado na Rua dos Mandis, s/n°, no bairro Jupiá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados das 9h às 11h, durante o ano todo.
Além disso, a prefeitura lembra, ainda, aos tutores de cães e gatos que a vacinação antirrábica anual nos animais é muito importante, já que é a única maneira de preveni-los e de se prevenir contra essa doença que é letal e não tem cura.