Piracicaba registra 3º caso de raiva em morcego no ano

Animal foi encontrado morto em calçada no centro da cidade

Da Redação

Piracicaba registra 3º caso de raiva em morcego no ano
Vacinação antirrábica é anual
Divulgação/PMC

A Prefeitura de Piracicaba (SP), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), registrou o terceiro caso de raiva em morcego neste ano. O animal foi encontrado morto em uma calçada no Centro da cidade, após denúncia de um morador da região na terça-feira, 11 de abril. O resultado positivo foi confirmado no final da tarde desta quinta-feira (20). 

De acordo com o CCZ, as espécies de morcegos urbanos não são agressivas, mas podem morder para se defenderem quando são ameaçados. Assim, quando estão caídos no chão, podem estar doentes, já que não têm o hábito de ficarem no solo.

Os morcegos, quando infectados com a raiva, também podem contaminar, acidentalmente, tanto animais domésticos - cães e gatos, como o homem.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba reforça que mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos que tiveram contato com morcegos em um posto permanente na sede do CCZ, localizado na Rua dos Mandis, s/n°, no bairro Jupiá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados das 9h às 11h, durante o ano todo. 

Além disso, a prefeitura lembra, ainda, aos tutores de cães e gatos que a vacinação antirrábica anual nos animais é muito importante, já que é a única maneira de preveni-los e de se prevenir contra essa doença que é letal e não tem cura.