Band Multi

Placas solares podem reduzir até 95% os gastos na conta de luz, diz especialista

Os módulos solares fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica fotovoltaica, uma energia limpa

*Rafaela Oliveira

Módulos solares fotovoltaicos produzem energia limpa
Módulos solares fotovoltaicos produzem energia limpa
Divulgação/Redes Sociais

O uso de módulos solares fotovoltaicos, popularmente conhecido como placas solares ou painéis solares, pode reduzir entre 70 e 95% os gastos na conta de luz, dependendo da localização e da incidência de sol na propriedade, segundo o engenheiro civil Darci Noboro Inonhe, idealizador da Sophos Engenharia e Consultoria. Além disso, as placas solares produzem uma energia limpa. 

O investimento para implementação depende do consumo de cada propriedade e da localização do imóvel. Uma propriedade em que o consumo anual médio seja de 500 Kwh precisará instalar em torno de oito módulos solares fotovoltaicos e investirá aproximadamente R$25.000,00 e o retorno do investimento levará mais ou menos quatro anos. Até o momento, as residências correspondem ao grupo que mais tem optado por esse tipo de energia. 

De acordo com o engenheiro civil, a instalação dos módulos solares fotovoltaicos contribui tanto para com o meio ambiente, pois reduzem a emissão de CO2, quanto para com o “bolso do consumidor”, pois ao produzir a sua própria energia, ele gerará créditos que serão abatidos da sua conta (considerando o uso da energia da concessionária à noite ou em dias muito nublados e chuvosos). 

Os módulos solares fotovoltaicos não emitem CO2, portanto, não contribuem com o aquecimento global, situação que vem preocupando cientistas e governos ao redor do mundo. A energia solar é limpa e renovável, não gera poluição sonora e não utiliza matérias-primas escassas na natureza. 

*Sob a supervisão de Rose Guglielminett.

Tópicos relacionados