Polícia faz operação de combate a crimes contra mulheres na região de Jundiaí

Sete suspeitos foram detidos por violência doméstica, lesão corporal, ameaça ou por descumprirem medidas protetivas

Da Redação

A Polícia Civil prendeu sete homens acusados de violência doméstica nesta sexta-feira, dia 8 de março, na região de Jundiaí (SP). As prisões ocorreram durante uma etapa da Operação Átria, que ocorre anualmente ao longo de todo o mês de março. 

De acordo com a Polícia Civil, os investigados são suspeitos de violência doméstica, lesão corporal, ameaça ou por descumprirem medidas protetivas. Além das prisões, também foram apreendidos celulares, que vão passar por perícia.

Durante a ação de hoje, foram cumpridos 25 mandados de prisão e duas de busca domiciliar pelas delegacias de Jundiaí, Várzea Paulista e Itatiba. Desde o início deste ano, as delegacias das três cidades já concederam 155 medidas protetivas para mulheres em menos de três meses.

Operação Átria

A Operação Átria ocorre em todo o país no mês de março e tem o objetivo de cumprir as ordens judiciais em inquéritos das delegacias de defesa da mulher. 

Em um balanço preliminar divulgado no hoje, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que, desde o início da operação, no último dia 1º, já foram feitas 183 prisões em todo o país. 

Também já foram apuradas 601 denúncias e resgatadas oito vítimas. Até a publicação desta reportagem, o total de medidas protetivas solicitadas chegava a 1.250.

Entre os principais crimes alvo da operação estão o feminicídio, estupro, ameaças, lesão corporal, importunação, perseguição (stalking) e o descumprimento de medidas protetivas