A Polícia Civil de Campinas (SP) lacrou seis ferros-velhos durante mais uma fase da operação “Fio da Meada”, realizada nesta quinta-feira (20). Dois desses estabelecimentos já haviam sido fechados pelas autoridades anteriormente e foram multados. Durante a ação, uma pessoa foi conduzida à delegacia por reabrir a loja após ser lacrada pela prefeitura.
A ação fiscalizou oito estabelecimentos de compra e venda de sucatas Campinas, com apoio de órgãos de fiscalização da prefeitura. O objetivo da operação é conferir a regularidade documental dos ferros-velhos, bem como identificar eventuais materiais de origem ilícita ou espúria, principalmente fios de cobre.
A operação foi nos bairros Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Santana; Residencial Gênesis; Jardim Flamboyant e Vila Guararapes. Todas as lacrações foram por realização de atividade fora do permitido para o local.
Em um dos estabelecimentos autuados, uma pessoa foi conduzida para fins de registro de um termo circunstanciado de desobediência, uma vez que teria retomado as atividades após lacração pretérita da prefeitura municipal.
As multas variam de 1000 Ufics ($ 4.665,59) a 5 mil Ufics (R$ 23.331,57), no caso de estabelecimentos que descumprem as regras e lacrações.