Polícia localiza oficina de veículos clandestina que fazia descarte irregular de óleo

O responsável foi autuado em flagrante pelo crime de poluição ambiental

Por Da redação

Polícia localiza oficina de veículos clandestina que fazia descarte irregular de óleo
Local foi fechado
Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil localizou uma oficina de veículos que funcionava de forma clandestina em uma propriedade rural na Estrada das Andorinhas, no bairro Monte Verde, em Campinas (SP), nesta terça-feira (24). O estabelecimento fazia, ainda, o descarte irregular de óleo no solo e um açude. 

O local chamou a atenção dos policiais por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Imagens aéreas mostraram inúmeros veículos estacionados na propriedade, que aparentava ser uma oficina, mas, não havia indicação de que o local fosse um estabelecimento comercial.

Questionado, o proprietário informou o nome da oficina. O estabelecimento estava formalmente cadastrado na região central de Campinas (SP), não havendo autorização e nem alvará de funcionamento para o terreno no Monte Verde. 

No local, os policiais identificaram inúmeras irregularidades ambientais, como pneus expostos, água parada, além do derramamento irregular de substâncias oleosas no solo e em um açude. Com os veículos, nada de irregular foi constatado. 

O responsável pela oficina foi autuado em flagrante pelo crime de poluição ambiental, por lançamento de resíduos em desacordo com as leis ou regulamentos. Agora, órgãos fiscalizatórios farão uma análise para saber se o lançamento irregular do óleo atingiu o lençol freático ou causou dano ao Rio Atibaia, que está situado nas proximidades.

Tópicos relacionados