Prazo para se inscrever nos cursos remotos do Qualifica SP termina neste domingo

Programa oferece cursos gratuitos em tecnologia da informação; até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país

Da Redação

Prazo para se inscrever nos cursos remotos do Qualifica SP termina neste domingo
Participantes terão a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas
Reproduçao

As inscrições para participar do programa Qualifica SP, iniciativa que oferece 123 mil vagas gratuitas para cursos de qualificação na área de Tecnologia da Informação, encerram neste domingo (14). 

Todos os cursos serão realizados de maneira remota e com carga horária que varia entre 140 e 360 horas. Ao todo, serão 7 mil vagas exclusivas destinadas para pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro tem prioridade.

Ao final do curso, os participantes terão a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras. Para se inscrever, basta acessar o site Qualifica SP.

Para essa primeira fase, os cursos serão realizados por meio de parcerias com três importantes empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “desenvolvedor de Software jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “engenharia de dados” e “desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “desenvolvedor full stack e desenvolvedor mobile”.

Déficit de profissionais de TI

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem como objetivo formar mão de obra em áreas onde há déficit de profissionais no mercado de trabalho, como no caso de T.I., por exemplo. Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país.

Além disso, um estudo recente do IDC (International Data Corporation) aponta que o mercado de tecnologia brasileiro vai crescer 6,2%, número bastante positivo e acima do PIB.