Prefeitura de Campinas pretende plantar 5 mil árvores no Campo Grande para aliviar forte calor

Mudas serão plantadas em calçadas de residências, comércios e equipamentos públicos

Por Da redação

Prefeitura de Campinas pretende plantar 5 mil árvores no Campo Grande para aliviar forte calor
Árvores combatem o efeito estufa, criam um microclima mais agradável e atraem pássaros
Rógerio Capela/PMC

A Prefeitura de Campinas (SP) retomou nesta semana o plantio de árvores calçadas do distrito Campo Grande. O executivo explica que os moradores precisam concordar em ter uma árvore na sua calçada e garante que as espécies são adequadas às calçadas da cidade. 

O projeto de urbanização pretende aliviar o calor intenso que assola a cidade, com ruas mais verdes, frescas e arborizadas.

A projeto está em andamento desde dezembro de 2024, e prevê o plantio de cinco mil mudas de árvores em 15 bairros do distrito. O início foi nos bairros Parque Valença 1 e 2, que receberam os primeiros plantios.

As mudas são colocadas em calçadas, em frente a residências, comércios e espaços públicos. O distrito do Campo Grande foi selecionado para o projeto por ser uma região carente de árvores "e por isso este trabalho de arborização é tão importante" destaca o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Os moradores precisam concordar em ter uma árvore na sua calçada. Por isso, antes do plantio, é feito um trabalho de educação ambiental com os moradores do bairro, de porta em porta, para que valorizem ter uma árvore na proximidade da sua residência e saibam que a espécie, selecionada por técnicos, será adequada para a calçada.

Nos bairros Parque Valença 1 e 2, onde o projeto começou, as equipes conversaram em 714 residências. Destas, 548 aceitaram o plantio. Além de residências e comércios, o plantio também foi feito nas calçadas de espaços públicos, como escolas e outros.

“A arborização é fundamental no combate às mudanças climáticas. As árvores absorvem os gases de efeito estufa, criam um microclima nas ruas dos bairros, atraem pequenos animais, especialmente pássaros, que pernoitam nas árvores e onde, inclusive, fazem a procriação e o aninhamento.”, reforça o secretário.

O plano de arborização no distrito do Campo Grande contempla, até o momento, os bairros Parque Valença 1 e 2, Jardim Santa Rosa, Jardim Nova Esperança, Jardim Maracanã, Jardim Novo Maracanã, Jardim Metonópolis, Parque Itajaí, Jardim Novo Mundo, Parque Floresta 1 e 2, Jardim Lisa, Jardim Liliza, Jardim Santa Clara e Conjunto Residencial São Bento.

Tópicos relacionados