Policiais civis deflagaram operação, na sexta-feira (02/12), e encontraram drogas, facas, estiletes e aparelhos de telefone celular com 37 presos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz. A operação foi feita durante a realização de trabalhos externos desses detentos em uma empresa que fica na cidade de Tietê.
De acordo com informações policiais, a operação começou a ser planejada após informações de que presos do regime semiaberto do CPP de Porto Feliz retornavam de trabalhos externos para o cumprimento de pena com grande quantidade de drogas. Muitas vezes, eles até ingeriam as substâncias para dificultar a fiscalização no Centro de Progressão. Foi feito um trabalho pelo Setor de Inteligência da Polícia Civil de Tietê, com policiais civis de Cerquilho e policiais penais do CPP. A operação contou ainda com policiais militares de Tietê e guardas civis municipais de Cerquilho e Tietê.
Segundo os policiais, no local, foram abordados 37 detentos que estavam com diversas porções de maconha e cocaína, já embaladas, aparelhos de telefone celular e armas brancas como facas e estiletes. No total, foram apreendidos 12 aparelhos de telefone celular, aproximadamente, um quilo de maconha e diversas porções de cocaína.
Os presos foram qualificados, identificados e serão responsabilizados penalmente. As investigações continuam para apurar a participação de demais pessoas para que o grupo criminoso seja desmantelado.