Uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) sobre o preço dos produtos da Cesta de Natal mostra aumento de 8,53% em 2022. De acordo, com o levantamento prévio, realizado com base nos dados da segunda quadrissemana de dezembro de 2021 e da quarta quadrissemana de novembro de 2022, o preço médio da cesta está custando R$ 375,96 e itens mais tradicionais, como chester, peru e lombo devem sofrer alterações até o final de ano.
De acordo com o levantamento, o produto da Cesta de Natal que mais encareceu foi o panetone de frutas cristalizadas (16,28%). Depois vêm peru (15,22%), palmito inteiro (14,79%), atum sólido (13,94%) e champagne (13,56%).
Outros itens que compõem a cesta apresentaram redução, como o lombo de porco com osso, que teve uma queda de 2,53%, e o azeite de oliva (-0,86%). Sucos também sofreram impacto menor, como o suco de laranja (0,17%) e o suco de morango (0,60%), ambos com leve alta entre os dois levantamentos.
Outros itens tradicionais de Natal, consumidos na ceia, ficaram mais caros: a uva registrou aumento de 49,15%, farofa (31,40%), morango (24,67%), sorvete (18,95%), bacalhau (15,66%) e chester (13,90%).
As carnes para a Ceia apresentaram redução no preço, como o filé mignon (-13,57%) e o pernil com osso, que registrou -9,01%. “A tendência é que os preços dos itens que compõem a Ceia de Natal continuem subindo até o Natal. Alguns produtos, como peru e chester ainda não apareceram nas gôndolas, o que não é comum para essa época do ano. Com a proximidade da data, esses produtos mais tradicionais devem variar muito de preço”, analisa Guilherme Moreira, coordenador do IPC da Fipe