Procon constata irregularidade em 20 estabelecimentos de Sorocaba

Falta de preços de produtos na vitrine está entre os pontos vistos

Da Redação

Procon constata irregularidade em 20 estabelecimentos de Sorocaba
Ação é parte da Operação Natal 2023
Divulgação

Um total de 65 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados durante a Operação Natal 2023, realizada pelo Procon de Sorocaba (SP) de segunda-feira (18/12) até quinta-feira (21/12). Como resultado dessa ação, foi constatada pelo menos uma irregularidade em 20 estabelecimentos. Já os outros 45 restantes receberam o registro de ato fiscalizatório, no qual consta a ausência de irregularidades no ato da visita.

A Operação Natal 2023 ocorreu para fiscalizar estabelecimentos e resguardar os direitos do consumidor, uma vez que essa data comemorativa é considerada a de maior movimento no calendário anual dos comerciantes.

Entre as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização do órgão de defesa do consumidor, neste ano, estão: a falta de preços de produtos na vitrine, na prateleira e no caixa; inadequação das informações do preço e das formas de pagamento a prazo; ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC); produtos com prazo de validade vencido, além de informações do produto em idioma diverso da língua portuguesa. Segundo o Procon Sorocaba, os estabelecimentos que tiveram irregularidades poderão ser autuados com multa que pode variar entre R$ 799,25 a até mais de R$ 1 milhão.

Quanto às compras de produtos ou serviços efetuados pela internet, o Procon Sorocaba ainda não teve registro de nenhuma queixa de consumidores. De acordo com o histórico de anos anteriores, as demandas de problemas de compras no Natal, tanto de forma on-line bem como em lojas físicas, começam a surgir com mais força, por meio de reclamações, a partir do início do mês de janeiro.

Orientações ao consumidor

O Procon Sorocaba aproveita a oportunidade, ainda, para orientar os consumidores que vão às compras de Natal. Sejam elas presenciais ou virtuais, o importante é que cada um faça um planejamento prévio do valor que pretende gastar, pesquise preços à vista, fique atento ao parcelamento e à taxa de juros, periodicidade de parcelas e o valor total a pagar em compras a prazo, além da possibilidade de troca do produto nas compras efetuadas em lojas físicas.

“O consumidor que optar por compras on-line deve saber que tem direito de arrependimento, independente do motivo, no prazo de sete dias a partir da data de recebimento do produto, com restituição total do valor pago, inclusive o frete. É preciso observar também se a embalagem do produto contém todas as informações em português”, explica a Superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Quanto às compras on-line, a atenção do consumidor deve estar voltada também para o cuidado com sites duvidosos e que podem ser falsos. Uma dica importante é evitar o acesso às lojas eletrônicas por meio de links recebidos em mensagens, e-mails ou divulgados na internet, preferindo sempre digitar o endereço do estabelecimento no navegador.

A verificação do prazo de entrega do produto ou serviço é outra recomendação, lembrando que há tendência de atrasos neste período, em decorrência do aumento da demanda nas transportadoras e nos Correios.

Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon Sorocaba, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99198-2958 ou pelo site: https://procon.sorocaba.sp.gov.br/. O Procon fica na avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, com atendimento das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.