O Procon de Campinas apresentou a pesquisa de preços de produtos juninos nessa segunda-feira, dia 13 de junho. Dos 48 produtos pesquisados, o gengibre, conhecido ingrediente do quentão, lidera a variação de preços dos itens juninos com valor até 150,38% maior entre um estabelecimento e outro.
O levantamento foi realizado em seis estabelecimentos comerciais entre os dias 27 de maio e 3 de junho e, além do gengibre, outros produtos que compõem a cesta de iguarias da época também apresentam variações de preços. É o caso dos bolos prontos de mandioca e de laranja, cujos preços apresentaram variações de 129,42% e 99,47%, respectivamente. O pote de 500 gramas da maionese Liza apresentou 84,17% e a caixa de pó para maria mole da Oekter, 81,50%.
Segundo a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Yara Pupo, a pesquisa manteve os preços comercializados em no mínimo três dos estabelecimentos visitados e os resultados obtidos não podem ser utilizados para fins publicitários. “Os preços coletados podem sofrer variações, em razão de promoções e descontos, bem como em razão do período em que a coleta foi realizada. Também podem sofrer variações nas lojas de mesma rede e os resultados não podem ser usados para publicidade”, ressalta.
Nos 48 produtos pesquisados estão também milho para pipoca, batata-doce, maçã, mandioca, sagu, canjica, canela, salsicha, pinhão, canjica, paçoca, salsicha e outros. A pesquisa aponta, também, o percentual de abastecimento de cada estabelecimento pesquisado.
As variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento pela equipe de fiscalização do órgão, e os valores atuais podem ser diferentes. A pesquisa com os produtos, preços, abastecimento e estabelecimentos participantes pode ser conferida no site procon.campinas.sp.gov.br/pesquisa-pre-o-produtos-juninos-2.