Band Multi

Programa HumanizAção faz quase oito mil abordagens neste ano em Sorocaba

Equipes de várias secretarias municipais atuam em conjunto

Cida Haddad

Equipes ficam na praça Coronel Fernando Prestes, na região central
Equipes ficam na praça Coronel Fernando Prestes, na região central
Prefeitura de Sorocaba

As equipes do programa “HumanizAção” já realizaram, em Sorocaba, desde o início de 2022, 7.734 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram mais de seis mil oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

O “HumanizAção” atua na cidade desde 2021 de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), contando ainda com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que integra a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

O secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, e o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, falam mais sobre o programa: 

A população pode colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Salvamento 

Entre as atuações das esquipes, o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, destaca um resgate de um pai e um filho nesta semana, com a presença de guardas municipais e a equipe do programa “HumanizAção”. O salvamento foi no rio Sorocaba, no início da madrugada de quarta-feira (12/10). 

O jovem, de 18 anos de idade  estava tido como desaparecido desde o último dia 8. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional para receber os primeiros cuidados. O pai dele tinha se jogado no rio, na tentativa de salvar o filho. 

A ocorrência, contudo, teve início na noite anterior, por volta das 23h10, quando uma equipe do “Humanização”, durante trabalho de abordagem social a pessoas em situação de rua, foi averiguar uma informação sobre pessoa em situação de rua no bairro de Santa Rosália. A família já tinha relatado o caso ao SOS.O pai foi contatado e acompanhou a equipe nas buscas.

Os envolvidos foram mantidos nas margem do rio até a chegada da ambulância do Samu, que conduziu o rapaz até o pronto-socorro do Hospital Regional. O Corpo de Bombeiros também deu apoio à ação. 

O secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro comenta sobre o atendimento da Guarda Civil Municipal: 

Imagens: Ricardo Cavalcanti e Eduardo Bartels 

Edição: Eduardo Bartels