A quarta edição do projeto “Jovens Sem Fronteiras”, de simulação diplomática feita pelo colégio Objetivo de Sorocaba, unidade Centro, acontece neste sábado (17/09), até as 17h30. Entre os objetivos da ação estão: promover a pesquisa sobre temas contemporâneos e internacionais, valorizar princípios éticos e morais – especialmente a tolerância e o respeito, além de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais, como a oratória e a escrita de documentos formais.
O projeto é voltado aos alunos do Ensino Médio e, a partir deste ano, também para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais, do Objetivo Sorocaba, Objetivo Itapetininga e Objetivo São Roque.
Neste sábado é realizada uma imersão ao contexto proposto, utilizando de recursos cênicos, como a caracterização de alunos e a preparação de salas de negociação, em que se realizam debates sobre temas ligados ao sistema ONU – seguindo regras e protocolos estabelecidos internacionalmente. Cada tema é trabalhado por um único comitê, somando, neste ano, um total de cinco comitês, responsáveis pelas seguintes discussões: Comitê Unicef: “A busca pela democratização educacional em contexto pós pandêmico: evasão escolar”; Comitê Unesco: “Desafios para garantia dos direitos fundamentais para as comunidades tradicionais”; Comitê Assembleia Geral: “Problemas gerados nos países pela sediação das copas e como minimizá-los”; Comitê Conselho de Segurança: “Manutenção do embargo econômico a Cuba”; Comitê Pnuma: “Panorama da transição energética e geopolítica da energia: entre o capital e o impacto ambiental”.
Todos eles são escolhidos pelos professores coordenadores do projeto com a equipe de organização, composta por alunos do Ensino Médio. A abertura do evento teve a participação do professor e coordenador dos cursos de MBA da faculdade Athon Ensino Superior, Elcio Sotkeviciene e da Flávia Bellaguarda de Castro Chuery, advogada e mestre em Justiça Climática pela University of Birmingham- UK, gerente de Relações Institucionais no Centro Brasil no Clima e consultora de Justiça Climática no Climate Reality Brazil. Eles conversaram com os alunos sobre Relações Internacionais, Comércio Exterior, Logística Internacional, áreas de atuação e perfil profissional, além de falar sobre "A nova era do clima: o mundo está mudando, e qual o meu papel?".
Após a abertura, os alunos foram encaminhados para seus comitês (salas de aula), onde os debates ocorrem através de quatro sessões coordenadas pelas mesas diretoras (formadas por alunos da comissão organizadora), havendo intervalos entre eles, tempo em que os alunos podem continuar com os debates.