O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pretendia conceder o título de Cidadão Emérito de Campinas (SP) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi retirado de pauta durante uma sessão que votaria a proposta, na noite desta quarta-feira (6).
Durante a sessão, o Plenário da Câmara ficou lotado e dividido entre apoiadores e pessoas contrárias à honraria. Após duas horas tumultuadas, o vereador Major Jaime (PP) retirou o projeto que havia proposto.
Segundo os parlamentares, a proposta foi retirada pois não conseguiria os 22 votos necessários para ser aprovada. Todavia, Major Jaime (PP) afirma que voltará a propor a homenagem ao ex-presidente.
O título de Cidadão Emérito é concedido para pessoas que prestaram serviços relevantes ao município de Campinas. O documento que justifica a indicação afirma que Bolsonaro foi registrado em Campinas (SP), apesar de ter nascido em Glicério, na região de Araçatuba (SP). Na metrópole, o ex-presidente também passou pela Escola de Cadetes. O texto completo do PDL está disponibilizado no site da Câmara e pode ser lido na íntegra.
Essa não é a primeira vez que Jair Bolsonaro se torna pauta na Câmara campineira. Em 2016, quando ainda era deputado federal, os vereadores da cidade fizeram uma moção de “persona non grata” à Bolsonaro por ofender os parlamentares durante uma entrevista.