Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Sorocaba (SP) deflagraram, na manhã desta terça-feira (17/09), a quarta fase da operação “Grãos da Terra”, na qual foram cumpridos mandados nas cidades de Itapetininga (SP) e Pilar do Sul (SP). Durante as investigações, são apurados os delitos de organização criminosa, lavagem de capitais, crimes de falso e contra a ordem econômica.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, houve prisão preventiva de um empresário ligado ao agronegócio, em 12 de julho deste ano, quando foi apurado o desvio de toneladas de cereais “apropriados e obtidos de forma fraudulenta”, de inúmeros produtores, que resultou num prejuízo de cerca de R$ 70.000.000,00 às vítimas.
Ainda, de acordo com os policiais, as investigações continuaram e foram descobertas mais pessoas lesadas. Somado aos valores anteriores, o golpe chega a, aproximadamente, R$ 100.000.000,00, “sem contar outras instituições prejudicadas, atingindo a divida num montante de cerca de meio bilhão de reais”, segundo nota da Polícia Civil.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão domiciliar em cinco residências e cinco empresas. Durante as buscas, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, passaportes, documentos e dinheiro.
Participaram da operação, 56 policiais civis da Seccional e DIG de Itapetininga, da Seccional de Itapeva, Seccional de Avaré, da Deic/ GOE Sorocaba e do Gaeco.
Imagens: Polícia Civil