Quedas de árvores e galhos: região Sudoeste de Campinas é a mais afetada pela chuva

Não há registro de pontos de alagamento e nem de feridos

*Daniel Rosa

Quedas de árvores e galhos: região Sudoeste de Campinas é a mais afetada pela chuva
A cidade recebeu dois alertas de chuvas fortes somente na tarde desta quinta
Reprodução

A chuva que caiu, na tarde desta quinta-feira (13), causou a queda de 13 árvores, quatro galhos, um muro, além de outros dois com risco de queda, segundo a Defesa Civil da cidade de Campinas (SP). O maior índice de chuva registrado no dia foi de 18,8 milímetros, medidos no Jardim das Bandeiras, região Sudoeste da cidade, área que teve o maior número de ocorrências. 

A cidade recebeu dois alertas somente na tarde desta quinta-feira: um alerta severo da Defesa Civil para chuvas fortes e um alerta de risco de enxurrada e inundação em áreas específicas

Segundo a Defesa Civil, entre as ocorrências estão queda de sete árvores nos bairros Parque Jambeiro (região Sul, sobre a rede elétrica), Vila Aeroporto (região Sudoeste), DIC VI (Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste), Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte), Jardim São Francisco (Sudoeste) e Jardim Paraíso de Viracopos (Sudoeste); duas quedas de galho de árvore no Jardim Paraíso de Viracopos (Sudoeste) e Jardim Santa Terezinha (Sudoeste - sobre beiral de casa, sem vítima ou maiores danos ao imóvel); queda de um muro em Joaquim Egídio (região Leste) e outros dois muros com risco que queda na Vila União e no Jardim das Paineiras. 

A CPFL, responsável pela distribuição de energia elétrica em Campinas, já foi acionada para atender os casos de queda de árvores sobre a rede elétrica. Nas demais situações, as equipes de Serviços Públicos farão a retirada das árvores e galhos caídos. É importante que a população ligue para o 199 da Defesa Civil para informar quedas de árvores e jamais toque em galhos e árvores que tenham caído sobre fios de eletricidade, sob o risco de sofrerem acidentes graves. 

Até o momento, a Defesa Civil e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) não registraram pontos de alagamento. Também não há registro de danos em prédios públicos. 

Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda 

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores; 

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito; 

Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência; 

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados