O Ribeirão Quilombo transbordou e deixou ao menos 10 famílias desabrigadas em Nova Odessa (SP). Os moradores foram resgatados de botes e preferiram ficar na casa de parentes. Segundo a Prefeitura, o nível do ribeirão chegou aos 2 metros nesta segunda-feira (9).
As famílias mais afetadas são de bairros como Jardim Flórida, Jardim Fadel, Vila Azenha e Jardim São Jorge, regiões mais “baixas” da cidade. São todos bairros antigos da cidade; ou seja, não se tratam de “áreas de invasão”.
A Prefeitura afirma que já colocou em prática o plano de contingência e a cidade permanece em estado de atenção. Nesta manhã, um médico do SUS fez visitas à pacientes em situação mais vulneráveis, como idosos.
O Ribeirão Quilombo recebe águas de Campinas (SP), Paulínia (SP), Sumaré (SP) e Hortolândia (SP), antes de chegar a Nova Odessa e Americana (SP). O nível da água e os riscos de alagamento são monitorados.
Também foram registrados alagamentos pontuais de avenidas e ruas em locais mais baixos, como os pontos em que os córregos Palmital e Capuava “cruzam” sob a Avenida Ampelio Gazzetta – entre outros.
Os ventos também afetam o telhado da Unidade Básica de Saúde 1 (Centro), que permanece fechada nesta segunda (9) para reparos internos. A equipe da unidade está ligando para os pacientes agendados, remarcando as consultas de rotina no local.
Nova Odessa promove Campanha para ajudar famílias afetada por alagamentos
A Prefeitura de Nova Odessa promove, a partir desta segunda-feira (09), uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas pela cheia do Ribeirão Quilombo.
Endereço de entrega: Ginásio do Jardim Santa Rosa (Rua João Bassora, 500)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Podem ser doados:
- Produtos de Higiene Pessoal (novos)
Incluindo: sabonete, xampu, condicionador, pasta de dente, escova de dente, absorvente, papel higiênico etc.
- Água Potável
- Colchões
- Roupas de Cama (em bom estado)
- Móveis
- Eletrodomésticos
- Roupas Masculinas
- Produtos de Limpeza Doméstica
Mais informações: (19) 3476-1358.