Band Multi

Roupas são as principais escolhas dos filhos para presentear pais em Sorocaba

Cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado

Cida Haddad

A maioria (48%) dos consumidores vai presentear com itens de vestuário
A maioria (48%) dos consumidores vai presentear com itens de vestuário
Cida Haddad

A comemoração de Dia dos Pais (14/08) movimenta o comércio em Sorocaba, principalmente neste fim de semana. Para saber mais sobre como devem ser essas vendas, a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior, fizeram uma pesquisa de mercado. 

O administrador e professor da Athon, Luiz Buriel Junior diz que, após a tabulação dos dados, foi verificado que 64,9% dos consumidores já se decidiram pela compra dos presentes aos pais, volume maior do que o registrado em 2021 quando 59,4% fizeram compras para a data. “Em relação aos presentes, a maioria (48%), de todas as classes socioeconômicas, vai presentear com itens de vestuário ou calçados, seguidos por produtos de cuidados pessoais e perfumes (21%), ferramentas (12%), bebidas (7%), entre outros”, comenta Buriel.

Foi observado, ainda, um aumento das intenções de compra dos consumidores no varejo físico: 33,4% em shopping center, 27,5% nas lojas do Centro e 33,8% dos entrevistados escolheram a internet para comprar. De acordo com dados da pesquisa, 3,7% dos consumidores escolheram as lojas de bairro.

Quanto ao valor que será gasto, a expectativa do consumidor é, aproximadamente, R$ 161, praticamente o mesmo valor médio em relação aos R$ 163 despendidos em 2021. “O cartão de crédito foi eleito pelos entrevistados (48%), como o principal meio de pagamento para pagar os presentes, seguido pelo cartão de débito (36%) e pelo Pix com 10%", comenta Buriel.