“Saudade e suas vozes” volta ao Cemitério da Saudade para evocar histórias

Inscrições estão abertas para o passeio pelo cemitério, que acontece neste sábado (30), em Campinas

*Rafaela Oliveira

Mais uma edição do passeio “Saudade e suas vozes” será realizada neste sábado (30), às 9h, no Cemitério da Saudade, em Campinas. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever por e-mail.

O encontro para início da caminhada será na frente do Cemitério da Saudade. Haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Campinas e de agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho 2022. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Setec e Sanasa. 

O historiador Cridinei Gabriel estará no passeio e, segundo os organizadores, serão contadas as histórias sobrenaturais do Bonde da Morte e de assombrações do próprio cemitério, tendo por base o livro “Muito Além da Saudade”, de Élcio Henrique Ramos. Também serão relembradas histórias sobre os milagreiros dos cemitérios: Maria Jandira, Toninho do Boi Falô, os Três Anjinhos, a Desconhecida e outros.

Os monitores do passeio falarão, ainda, a respeito dos personagens da cidade que estão enterrados do cemitério, como Francisco Glicério, Mário Gatti, Vieira Bueno e até Hércules Florence, um dos inventores da fotografia.

Fatos sobre a vida de artistas da arte tumular, como Lélio Coluccini e Marcelino Velez, serão transmitidos aos participantes. Tanto Coluccini quanto Velez estão enterrados no Cemitério da Saudade de Campinas.

Serviço

Passeio “Saudade e suas vozes”

Data: sábado, 30 de junho.

Horário: a partir das 9h.

Local: Cemitério da Saudade. Praça Voluntários de 32 s/n, Campinas

Entrada gratuita

Inscrição: oqueteassombra@gmail.com

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Passeio passa pelo túmulo de Maria Jandira, uma prostituta que se tornou santa no cemitério de Campinas.