A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023, que começou a ser aplicada neste domingo (11), com as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza, registrou o menor índice de abstenção dos últimos 15 anos: 7,6%.
De acordo com a Comvest, comissão organizadora do vestibular, dos 12.708 candidatos aprovados para o exame da segunda fase, 11.739 estudantes estavam presentes. Apenas 969 candidatos não compareceram.
No ano anterior, a abstenção registrada foi de 12,7%. O índice deste ano ficou bem abaixo, inclusive, da média dos últimos 10 anos, que gira em torno de 11%.
A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em São Carlos, com apenas 3,9%, seguida de São Paulo, com 5,7%. Campinas registrou 7,1% de abstenção.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o baixo índice de faltantes deve-se à mudança da aplicação da segunda fase de janeiro para dezembro, pela primeira vez. ”Mesmo com o cansaço dos candidatos e candidatas, eles ainda estão mobilizados tanto pelas atividades escolares, como por outros exames. A prova no mês de janeiro favorece uma abstenção maior. Nesse sentido, consideramos acertada a decisão de trazer a aplicação da segunda etapa para dezembro”, afirmou José Alves.
Redação
Na prova de Redação, os candidatos tiveram que escolher entre duas propostas. A primeira pedia que fosse elaborado um texto de convocação dos vizinhos, para debater os riscos da abertura de um clube de tiro no seu bairro. A coletânea de textos abordava o aumento de mortes com as políticas de flexibilização do porte de armas. Os candidatos deveriam posicionar-se criticamente sobre a liberação de armas como estratégia de política de segurança pública.
Já a segunda proposta inseria os candidatos em um contexto de educação antirracista de sua escola. Era solicitado colaborar com um depoimento sobre já ter sofrido, presenciado ou praticado alguma forma de racismo.
Próximas datas
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2023 continua a ser aplicada nesta segunda-feira (12), em 22 cidades do país. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h, já que o acesso aos locais de prova é permitido impreterivelmente até as 13h.
No segundo dia do exame, os candidatos realizam a prova de Matemática, com seis questões, e a prova interdisciplinar, com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas. Além disso, há uma prova de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.
A primeira chamada dos aprovados será divulgada dia 6 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, pela página eletrônica da Comvest.