Em Sorocaba, teve início na segunda-feira (24/04), a operação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad). A implantação e o início da utilização do sistema aconteceram sob a supervisão de representantes do Ministério da Justiça, que, até a terça-feira (25/04), acompanharam o procedimento de operacionalização na Secretaria de Segurança Urbana.
Com essa ferramenta eletrônica, integrada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), é possível ter acesso a informações sobre registro de crimes e ocorrências, além de realizar consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional. O Sinesp-Cad permite, ainda, fazer a gestão de recursos, diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de otimizar o planejamento operacional das forças policiais. “A implantação do sistema fortalece, ainda mais, a segurança no Município de Sorocaba, gerando informações e estatísticas em tempo real, que auxiliarão nas estratégias e tomadas rápidas de decisão”, aponta o secretário Alexandre Caixeiro.
Em função da informatização, o acesso aos dados e às demandas poderá ser feito, em tempo real, on-line e direto do celular, sendo que o registro das ocorrências também passa a ser realizado de forma totalmente eletrônica, agilizando e dando mais dinâmica ao processo.
Inicialmente, um grupo de guardas civis municipais passou por treinamentos para a operacionalização do Sinesp-Cad, ficando também responsável pela gestão e manutenção do sistema. No momento, essa equipe também atua como multiplicadora de conhecimento, repassando ao restante da equipe.
O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em 2017. No estado de São Paulo, atualmente, 26 cidades, incluindo Sorocaba, possuem o novo recurso.