Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública começa em Sorocaba

Guardas civis municipais passaram por treinamento

Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública começa em Sorocaba
Operação teve início na segunda-feira
Divulgação

Em Sorocaba, teve início na segunda-feira (24/04), a operação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad). A implantação e o início da utilização do sistema aconteceram sob a supervisão de representantes do Ministério da Justiça, que, até a terça-feira (25/04), acompanharam o procedimento de operacionalização na Secretaria de Segurança Urbana.

Com essa ferramenta eletrônica, integrada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), é possível ter acesso a informações sobre registro de crimes e ocorrências, além de realizar consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional. O Sinesp-Cad permite, ainda, fazer a gestão de recursos, diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de otimizar o planejamento operacional das forças policiais. “A implantação do sistema fortalece, ainda mais, a segurança no Município de Sorocaba, gerando informações e estatísticas em tempo real, que auxiliarão nas estratégias e tomadas rápidas de decisão”, aponta o secretário Alexandre Caixeiro.

Em função da informatização, o acesso aos dados e às demandas poderá ser feito, em tempo real, on-line e direto do celular, sendo que o registro das ocorrências também passa a ser realizado de forma totalmente eletrônica, agilizando e dando mais dinâmica ao processo.

Inicialmente, um grupo de guardas civis municipais passou por treinamentos para a operacionalização do Sinesp-Cad, ficando também responsável pela gestão e manutenção do sistema. No momento, essa equipe também atua como multiplicadora de conhecimento, repassando ao restante da equipe.

O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em 2017. No estado de São Paulo, atualmente, 26 cidades, incluindo Sorocaba, possuem o novo recurso.