SP pode registrar menor temperatura do ano e está sob alerta de geada

A temperatura deve volta a subir a partir desta quarta-feira (28)

Por Da redação

SP pode registrar menor temperatura do ano e está sob alerta de geada
São Paulo bate recorde de frio com 5,6ºC durante a madrugada
Reprodução

O frio deve bater um novo recorde no estado de São Paulo e as temperaturas podem chegar a 6ºC na madrugada desta terça-feira (27), com risco de geada, conforme alerta do Inmet.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será a primeira massa de ar frio, em 2024, que conseguirá avançar sobre todos os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. 

Em Campinas (SP), a menor temperatura do ano foi 5,9°C, registrada no dia 11 de agosto pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI).

Hoje, a temperatura permanece fria na cidade, mas acima desse marco: 7,4°C. Mesmo com a presença do sol ao longo do dia, a sensação será de frio até durante a tarde. 

Temperatura sobe nos próximos dias

Segundo o Climatempo, a acentuada queda de temperatura que ocorreu em todo o estado de São Paulo foi provocada por uma forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao estado,  associada com a frente fria que passou no fim de semana e provocou chuva,  que foi muito importante para  controlar os focos de incêndio no estado. 

O ar frio intenso começa a se afastar na quarta-feira o que vai permitir a rápida elevação da temperatura. A madrugada da quarta-feira ainda deve ter temperatura um pouco abaixo dos 10°Cna região da Grande São Paulo,  mas os termômetros devem marcar acima dos 20°C durante a tarde.

A temperatura segue em elevação em todo o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira. No sábado, o calor volta com tudo também na cidade de São Paulo e a temperatura poderá chegar a quase 30°C durante a tarde.

Ar seco 

Após a passagem do ar frio de origem polar, e com a gradual elevação de temperatura, os níveis de umidade do ar voltam a ficar bastante baixos durante as tardes nos próximos dias. A umidade relativa do ar volta a ficar abaixo dos 20% em muitas áreas do estado.

  

Tópicos relacionados