Suco detox: mitos e verdades sobre desintoxicação e outras promessas

Nenhum alimento é capaz de desintoxicar o organismo e o corpo humano já executa a tarefa sozinho

Da Redação

Suco detox: mitos e verdades sobre desintoxicação e outras promessas
Sucos detox podem fazer bem a saúde, mas devem ser consumidos sem exagero
Reprodução/Shutterstock

As receitas de sucos detox se popularizaram nas redes sociais, assim como dietas e os tais shots desintoxicantes, que prometem trazer benefícios como emagrecer rapidamente, desinchar o corpo e até eliminar toxinas que fazem mal à saúde. Mas é possível confiar em mais essa fórmula mágica?

A resposta curta para a pergunta acima é não. Nenhum alimento é capaz de desintoxicar o organismo e o corpo humano já executa a tarefa sozinho. Os sucos detox, quando feitos com alimentos in natura, podem fazer bem a saúde e ter nutrientes, mas isso não tem nada a ver com desintoxicação.

Isso é o que explica a coordenadora científica da Nutrientes Para a Vida (NPV) Bianca Naves. “Órgãos como intestino, fígado e rins fazem a seleção do que deve ser aproveitado pelo corpo e do que deve ser excretado pelas fezes e urina. Os estudos sobre a eficácia dos sucos detox hoje são escasso”, completa a especialista em nutrição.

Apesar de não existir elixir ou fórmula mágica para eliminar toxinas do corpo, uma alimentação balanceada entre alimentação, hidratação e hábitos saudáveis ajudam o organismo a funcionar melhor. 

“Outra estratégia muito usada hoje em dia é a ingestão desses líquidos para a perda de peso, mas o emagrecimento saudável depende de vários fatores, não somente de uma única estratégia”, explica Bianca Naves.

Mas Bianca pondera que os sucos detox podem ser um incentivo para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes. “Aumentar a ingestão de líquidos pode ser um potencial antioxidante, mas seu consumo não deve ser utilizado como a principal estratégia alimentar. As refeições não devem ser substituídas por sucos”, afirma.

Exageros e riscos 

Apesar de serem produzidos com ingredientes naturais, a nutricionista alerta que o consumo em excesso de sucos detox pode gerar aumento do nível de glicose e elevar a frutose. Isso  pode ser metabolizada na forma de gordura, promovendo seu armazenamento particularmente na região abdominal. 

Sobre os suplementos industrializados ou manipulados, também muito utilizados, a especialista explica que existem estratégias e suplementos capazes de auxiliar no processo de emagrecimento saudável, mas que devem ser analisados de forma individualizada e por profissionais adequados.

O ideal, para sucos ou consumo, segundo Bianca, é escolher ingredientes frescos, de preferência alimentos da época, de acordo com os gostos individuais. Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras é a mais indicada para garantir um bom aporte de fibras, vitaminas e minerais, além do equilíbrio entre os macronutrientes carboidratos, lipídeos e proteínas.

“Desconfie de tudo que apresenta resultados milagrosos e sem evidências científicas. Quando se trata de saúde e nutrição, a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada, não existe fórmula mágica que funcione para todos”, acrescenta Bianca.