Hospital PUC-Campinas opera com 250% acima da capacidade no Pronto-Socorro

O PS Adulto tem capacidade instalada para 20 leitos, mas, atualmente, tem 70 pacientes internados

Por Rafaela Oliveira

O Hospital Puc-Campinas confirmou, na tarde desta quinta-feira (25), que o Pronto-Socorro Adulto do SUS está superlotado. O setor tem capacidade instalada para 20 leitos, mas, nesta sexta-feira (26), tem 70 pacientes internados, todos de alta complexidade. Ou seja, está operando com 250% acima da capacidade.

Para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento com qualidade, o Hospital orienta a população sobre a situação e procurar outras instituições de saúde.

Em nota, o Hospital PUC-Campinas afirma que a superlotação é comunicada diretamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). 

Nos leitos? 

Em nota, A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) informou que está em tramitação a ampliação de mais 14 leitos em um dos convênios com a rede privada. Essas estruturas devem estar disponíveis em cerca de 30 dias.  

A Pasta monitora constantemente a ocupação dos leitos na cidade junto à Central de Regulação, que faz o acompanhamento das vagas disponíveis e o encaminhamento dos pacientes. Esta ocupação é dinâmica e muda a todo momento.

A secretaria destaca que desde o início de abril está tomando várias medidas já previstas no Plano de Contingência para períodos de sazonalidade, que é quando aumenta a incidência de doenças respiratórias.

Em maio, a Administração enviou um ofício à Secretaria de Estado de Saúde para pedir urgência na abertura de vagas de baixa e média complexidades em cidades da região. Importante ressaltar que o assunto já foi discutido com a Pasta estadual em outras ocasiões.

Rede Mário Gatti

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar informa que nenhum paciente que necessita de internação está desassistido. Enquanto espera pela liberação de leitos, aguarda nas áreas de observação do pronto-socorro e recebe a atenção e o tratamento necessários.

A taxa de ocupação, no entanto, varia bastante durante o dia, porque a rotatividade de leitos é alta. Em média, 30 pacientes têm alta e outros 30 são internados em cada hospital municipal diariamente.

No Mário Gatti são 20 leitos de UTI, 146 de enfermaria e 25 de observação, enquanto no Ouro Verde são 40 de UTI, 180 de enfermaria e 10 de observação. A taxa de ocupação nos dois hospitais varia entre 90% e 95%

Tópicos relacionados