Um homem de 28 anos foi preso nesta quarta-feira (24), em Valinhos (SP), durante uma operação contra a comercialização de peças automotivas falsificadas. Ele é acusado de vender o material ilegal numa plataforma digital.
A ação foi desencadeada após uma denúncia de uma entidade representativa de várias marcas, que informou a existência de um perfil em uma plataforma de vendas online oferecendo produtos falsificados.
Após a denúncia, uma equipe da 1º DIG/DEIC de Campinas (SP) se dirigiu à residência de Felipe Berto Silva, em Valinhos (SP). Segundo os policiais, o suspeito autorizou a entrada das autoridades.
Durante a busca, foram encontradas diversas peças automotivas, como lâmpadas, bobinas, faixas refletivas, tensores, correias, e cavaletes, de marcas internacionais como Philips, 3M, Sherman, Volkswagen, Winner e GM. As lâmpadas automotivas da marca Philips foram identificadas como “falsificações grosseiras” pelo representante da empresa.
À polícia, Felipe alegou ter adquirido os produtos de um fornecedor desconhecido, apenas identificado por um número de telefone, e não apresentou nota fiscal das peças.
Diante disso, o suspeito foi conduzido à delegacia para as medidas de Polícia Judiciária cabíveis. As peças apreendidas serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística para exames periciais, que determinarão a autenticidade e a eventual violação de direitos autorais.
O detido foi preso em flagrante por crime contra a propriedade imaterial, e responderá o processo em liberdade após o pagamento da fiança.