Tatuí registra o primeiro caso de dengue hemorrágica

Até o momento são 28 casos confirmados da doença na cidade

Tatuí registra o primeiro caso de dengue hemorrágica
Prefeitura fez ações de limpeza na Vila Primavera
Divulgação

Tatuí (SP) registra até o momento, neste ano, um caso de dengue hemorrágica. A confirmação foi feita pela prefeitura, por meio do Setor de Combate à Dengue e da Vigilância Epidemiológica, durante a 7ª Sala de Situação da Dengue, na sexta-feira (21/07).

Segundo dados apresentados, foram registrados 28 casos confirmados da doença – entre eles 1 de Dengue Hemorrágica -, sendo 13 casos importados (adquiridos em outra cidade) e 15 casos autóctones (contraídos no município).

Com relação ao caso de dengue hemorrágica, trata-se de uma mulher, de 60 anos de idade, residente no Jardim Santa Rita de Cássia, que foi notificada com a doença no dia 27 de junho. Ela viajou para Curitiba e começou a sentir os primeiros sintomas assim que chegou naquela cidade, onde passou pelo tratamento. Agora o seu estado de saúde já é considerado bom.

Na Sala de Situação da Dengue, foram também divulgados os seguintes números referentes ao período de 16 de junho a 20 de julho: 30.777 visitas à imóveis; 1.141 controles de criadouros; 447 nebulizações portáteis e 37 ações resolvidas. Com relação a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), do 3º trimestre de 2023, o Índice de Breteau foi de 0,49% (satisfatório), resultado bem melhor do que nos primeiros meses deste ano.

Nos dias 20 e 21 de julho, os agentes de controle de endemias do Setor de Combate à Dengue promoveram a retirada de materiais inservíveis em uma residência da Rua São Paulo (Vila Primavera). O imóvel abrigava inúmeros aparelhos de TV de tubo, que acumulavam água e serviam como criadouros para o mosquito Aedes Aegypti. Os materiais recolhidos pela Prefeitura foram descartados no Ecoponto Sul, no Jd. Rosa Garcia II.

Os moradores também podem denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.