Ribeirões transbordam e afetam mais 400 famílias em Sumaré

O acumulado em 72 horas na cidade foi de 104 mm de chuva

Da Redação

Ribeirões transbordam e afetam mais 400 famílias em Sumaré
Ribeirão Quilombo
Reprodução

Mais de 400 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Sumaré (SP), entre terça (27) e quarta-feira (29), e resultaram nas cheias dos ribeirões Quilombo e Jacuba. O acumulado em 72 horas na cidade foi de 104 mm de chuva.

As casas afetadas ficam nos bairros Vila Diva, Jd. Maria Antônia, Jd. Dulce, Assentamento Três Pontes, Jd. São Domingos, Jd. Primavera, Jd. Rosa e Silva e Jd. Basilicata. Muitas famílias perderam móveis, eletrodomésticos e outros devido à subida dos ribeirões. 

Segundo a prefeitura, os pontos de alagamento estão sendo monitorados in loco pela Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. “Em alguns de alagamento a água já está baixando”, afirma o executivo.                       

Foram disponibilizados pontos estratégicos para abrigos para acolhimento das famílias atingidas, porém a maior parte das famílias preferiu ir para casas de parentes ou amigos até a situação ser resolvida.

Para as famílias nos abrigos, a prefeitura já fez a entrega de kits de café da manhã e água. As famílias também receberão alimentação no almoço e, caso haja necessidade, no jantar.

“Conforme as águas forem baixando, nossa Defesa Civil fará a vistoria das residências, liberando e auxiliando as famílias para o retorno ao lar. Nossa prioridade é sempre proteger a população”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Caso haja necessidade de atendimentos de urgência os moradores podem entrar em contato pelos telefones:

- Corpo de Bombeiros 193;

- SAMU 192;

- Defesa Civil 199