Band Multi

Tropeada chega a Sorocaba e participa do Desfile dos Tropeiros

Desfile dos tropeiros é tradição na cidade

Por

Neste domingo, tem desfile em Sorocaba
Neste domingo, tem desfile em Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba

No início da tarde de sábado (28/05),  a comitiva da Tropeada Itararé-Sorocaba 2022, chegou à cidade para participar, neste domingo (29/05), do Desfile dos Tropeiros e da 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!, evento que celebrará a 55ª Semana do Tropeiro. O caminho foi longo, de cerca de 350 quilômetros, com trajeto iniciado há nove dias, já nas montarias.

O local do encontro foi na ponte de acesso que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, na Estrada José Ribeiro Leite, onde cavaleiros, cavalos e mulas pararam para um breve descanso. Ali, os animais fizeram mais uma parada para beber água, se alimentar e descansar à sombra, enquanto os cavaleiros também puderam fazer um lanche, no Rincão Gaúcho, e confraternizar com o prefeito Rodrigo Manga e com representantes da Prefeitura de Sorocaba. Na sequência, todos seguiram até o Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, para pouso.

A tropa, formada por homens, mulheres e crianças, saiu de Itararé e passou por cidades, como: Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Sarapuí e Araçoiaba da Serra. Entre os viajantes, também estava o vereador de Taquarivaí Leandro Rodrigues Estevam.

Um dos líderes da tropa é igualmente um dos fundadores do Caminho Resgate Histórico, João Ventura, iniciado em 2004. “Esse é o 16º ano que faço esse caminho. Participam representantes de cerca de 35 cidades. Mesmo com dois anos sem fazer, em razão da pandemia, agora estamos de volta. Nossa luta é para essa tradição não desaparecer”, ressaltou o cavaleiro.

Já, na manhã deste domingo (29/05), a partir das 9 horas, eles se juntam a muitos outros cavaleiros para participar do tradicional Desfile dos Tropeiros em Sorocaba, que, neste ano, se une à 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!. A concentração começou às 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde haverá uma grande festa, passando em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, local onde o grupo receberá a costumeira benção.

No ponto final do percurso, no Parque das Águas, os participantes poderão conferir uma grande festa, com festival de hambúrguer, exposição de fotos e diferentes artigos tropeiros, além da apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e do grupo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Fronteira Aberta”.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, ao promover esse importante evento, é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Poderão participar da festividade comitivas e todos aqueles que desejarem, levando também seus animais de monta. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo zelo e segurança. Será proibido participar do evento com cavalo magro ou machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir bebida alcoólica no momento do desfile. Também será proibido esbarrar o cavalo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99722-2205.