Band Multi

TSE espera encerrar contagem dos votos até 19h do domingo (2)

Tempo recorde de apuração, que será divulgado em tempo real, pode ser possível devido a unificação do horário das eleições 2022

*Rafaela Oliveira

Os resultados das eleições poderão ser acompanhados em tempo real
Os resultados das eleições poderão ser acompanhados em tempo real
Reprodução/TSE

O resultado das eleições deve ser divulgado em tempo recorde neste ano, prevê o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Tribunal espera encerrar a contagem dos votos em todo o país em até duas horas após o fechamento das seções eleitorais. 

Segundo a Corte, isso acontecerá devido à unificação dos horários de votação, que segue o fuso de Brasília. A unificação dos horários com base em Brasília é uma das principais novidades destas eleições. Até o último pleito, algumas regiões do país seguiam fusos-horários distintos da capital federal.

O resultado das eleições poderão ser acompanhados em tempo real através do software Divulga, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O processamento das informações de uma eleição – à exceção dos resultados para o cargo de presidente da República – é feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A partir daí, o sistema de divulgação dá publicidade ao número de votos para governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital, prefeito e vereador. No caso de presidente da República, o Tribunal Superior Eleitoral faz tanto a totalização quanto a divulgação dos resultados.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.

Tópicos relacionados