Unicamp abre as inscrições para o Vestibular 2023

A novidade é que tanto a prova da primeira fase, quanto as da segunda, serão realizadas ainda este ano

Vestibular 2023 da Unicamp vai antecipar a data da segunda fase de provas Divulgação
Vestibular 2023 da Unicamp vai antecipar a data da segunda fase de provas
Divulgação

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023. As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.

O Vestibular Unicamp 2023 oferece cerca de 80% das vagas de ingresso na Universidade, ou seja, 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. 

A taxa de inscrição é de R$ 192,00 e poderá ser paga até dia 9 de setembro

É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. 

Uma das novidades desta edição é que a Comvest vai antecipar a realização da segunda fase do Vestibular, de janeiro de 2023 para dezembro de 2022, assim as duas etapas de aplicação do vestibular serão realizadas ainda este ano. O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022

Outra novidade que beneficia os estudantes é a inscrição antecipada, de candidatos vindos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou pelas cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos, gratuitamente, na modalidade Enem-Unicamp 2023.

A Comvest vai manter o formato da prova de 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões de ciências da natureza para o primeiro dia de prova. O ajuste das questões irá permitir que os candidatos tenham mais tempo para responder às questões no segundo dia de provas. O tempo para realização está mantido em cinco horas em cada dia de prova.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. 

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.