Unicamp divulga listas de obras de leitura obrigatória para o vestibular

O número de livros indicados foi reduzido e faz parte dos vestibulares de 2024 a 2026

*Rafaela Oliveira

A Unicamp anunciou nesta terça-feira (10) as nove obras que fazem parte das novas listas de leituras indicadas para os estudantes, a partir do Vestibular Unicamp 2024 até 2026. Após duas edições mantendo a mesma lista, a Comvest reduziu o número de livros e trouxe, pela primeira vez, autores estrangeiros à lista. 

O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest. No total das três listas, estão sendo indicadas nove obras novas.  

Nas edições de 2024 e 2025, serão substituídas quatro obras em cada lista, para que novos títulos sejam inseridos. Já para a edição de 2026, será incluída uma obra nova em relação ao ano anterior. 

“Ao indicar uma lista de obras, a intenção é que os alunos saiam de uma tentativa de decorar escolas literárias ou características de resumo, e tenham o tempo necessário para que possam adentrar o universo da literatura”, afirmou José Alves, diretor da Comvest. 

Obras em outras línguas 

Pela primeira vez, a Unicamp decidiu inserir na lista obras cujos textos originais não são em língua portuguesa, como é o caso de “Alice no país das maravilhas” e “No seu pescoço”. A mudança estimula a ampliação do repertório de obras locais, regionais e globais, importantes nesse período de formação escolar. Isso faz com que com que os alunos tenham contato com manifestações artísticas e obras complexas que estão dentro dos códigos estéticos e éticos do universo dos jovens. 

Novas obras 

Para a edição de 2024, passam a integrar a lista, as seguintes obras: “Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo; “Canções escolhidas”, de Cartola; “Casa Velha”, de Machado de Assis e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.  

Para o Vestibular Unicamp 2025, as novas obras são “A vida não é útil”, de Ailton Krenak; “Prosas seguidas de odes mínimas”, de José Paulo Paes; “Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá”, de Lima Barreto e “Morangos mofados (contos escolhidos)”, de Caio Fernando Abreu.  

No Vestibular Unicamp 2026, a obra escolhida para integrar a lista foi “No seu pescoço”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. 

Sobre a diversidade das obras selecionadas, o diretor da Comvest esclareceu que as indicações não consideram somente aspectos estéticos, temporais e literários. “A lista contempla a diversidade e a representatividade que o Vestibular Unicamp tem trazido nos últimos anos. Além disso, coloca autoras e autores que tradicionalmente não constaram em indicações de vestibulares, como é o caso de Conceição Evaristo, Caio Fernando Abreu, Ailton Krenak, que estão ao lado de autores clássicos como Lima Barreto e Machado de Assis”, disse José Alves. 

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2024

  1. A Tarde (Olavo Bilac)
  2. Olhos d’água (Conceição Evaristo)
  3. Carta de Achamento a el-rei D. Manuel  (Pero Vaz de Caminha)
  4. Casa Velha (Machado de Assis)
  5. O Ateneu (Raul Pompeia)
  6. Niketche - uma História de Poligamia (Paulina Chiziane)
  7. “Seminário dos ratos” (Lygia Fagundes Telles)
  8. Canções escolhidas* (Cartola)
  9. Alice no país das maravilhas** (Lewis Carroll)

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2025

  1. Prosas seguidas de odes mínimas (José Paulo Paes)
  2. Olhos d’água (Conceição Evaristo)
  3. A vida não é útil (Ailton Krenak)
  4. Casa Velha (Machado de Assis)
  5. Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá (Lima Barreto)
  6. Niketche - uma História de Poligamia (Paulina Chiziane)
  7. Morangos mofados (Contos escolhidos***) (Caio Fernando Abreu)
  8. Canções escolhidas (Cartola)
  9. Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2026

  1. Prosas seguidas de odes mínimas (José Paulo Paes)
  2. Olhos d’água (Conceição Evaristo)
  3. A vida não é útil (Ailton Krenak)
  4. Casa Velha (Machado de Assis)
  5. Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá (Lima Barreto)
  6. No seu pescoço (Chimamanda Ngozi Adichie)
  7. Morangos mofados - Contos escolhidos (Caio Fernando Abreu)
  8. Canções escolhidas (Cartola)
  9. Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)

* 10 canções escolhidas: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste”, “Sim”.

** É válida qualquer tradução da obra, mas estão excluídas as adaptações.

*** Seis contos escolhidos: “Diálogo”, “Além do Ponto”, “Terça-Feira Gorda”, “Pêra, uva ou maçã?”, "O dia em Júpiter encontrou Saturno", “Aqueles dois”.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.