O PAI-Serviço (Programa de Acessibilidade Inclusiva) recebeu hoje (31) sete novas vans, que começam a atender os usuários nesta sexta-feira (01/04). Os veículos serão usados no transporte gratuito, porta a porta, às pessoas com restrições severas de mobilidade, permanentes ou temporárias, atendendo todas as regiões da cidade. Os veículos novos tem capacidade para levar dois cadeirantes e sete passageiros.
A compra das novas vans foi feita pela VB Transportes, empresa responsável por duas concessionárias do transporte público coletivo municipal: VB1 e VB3. Foi investido nesta ação de renovação da frota R$ 2,1 milhões para a aquisição e adaptação dos veículos. Cada van teve custo final de R$ 300 mil.
Atualmente, o PAI-Serviço possui 50 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis, que atende 1.455 usuários. O serviço faz cerca de 400 viagens por dia; sendo em torno de 10 mil por mês.
Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. As viagens devem ser agendadas pelos usuários junto à Emdec, pelo telefone 118, na opção 2.
Lembrando que o PAI-Serviço não atende emergências médicas. Este tipo de ocorrência deve ser encaminhadas para o Samu, acionado pelo telefone 192.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti