A Prefeitura de Valinhos (SP) confirmou, nesta quarta-feira (4), a primeira morte por febre maculosa na cidade neste ano. A vítima é uma mulher e morreu no dia 25 de setembro em um hospital particular e a causa foi confirmada hoje.
Por meio de nota, o executivo afirma que intensificou todas as medidas de prevenção e combate à doença desde junho. Isso inclui treinamento dos médicos da rede pública municipal para diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento.
Além disso, a Prefeitura identificou locais que exigem alerta e reforçou medidas de conscientização da população.
A febre maculosa não é transmitida entre pessoas, mas sim por carrapatos infectados. A situação da doença é endêmica na região.
Fique atento aos sintomas da febre maculosa
Os principais sintomas da doença são febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, o paciente apresenta náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e até mesmo paralisia.
Os especialistas orientam que, assim que a pessoa perceba os sintomas, procure uma unidade médica e informe que esteve em uma área de risco.