
A Prefeitura de Valinhos (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, nesta sexta-feira (14), a primeira morte por Febre Amarela na cidade no ano de 2025. A vítima, um homem de 57 anos, residia na região do bairro São Cristóvão, e trabalhava nas proximidades da Rodovia Dom Pedro, local considerado área rural, onde o risco de transmissão da doença é maior. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, não há registro de transmissão urbana da doença no Brasil desde 1942.
O óbito ocorreu em 4 de fevereiro e a causa da morte foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz nesta sexta-feira (14). A vítima não era vacinada contra a Febre Amarela.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, no dia 28 de janeiro, o homem começou a apresentar febre alta, falta de ar, cansaço, vômitos e dor no estômago. Após passar por consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi transferido para a Santa Casa de Valinhos, onde permaneceu internado na UTI até o dia 4 de fevereiro, quando faleceu.
A última vez que Valinhos registrou morte por Febre Amarela foi em 2018, quando o município registrou sete casos positivos da doença, com cinco óbitos. Em 2023, a Secretaria de Saúde teve dois casos suspeitos notificados, sendo ambos negativos.
Alerta e intensificação de ações
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Valinhos estava em alerta desde o dia 23 de janeiro quando o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo emitiu comunicado recomendando a intensificação da vacinação para os chamados “municípios ampliados”, ou seja, próximos de cidades com casos de Febre Amarela.
Desde então, foram adotadas as seguintes medidas preventivas, como ampliação dos períodos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vacinação casa a casa na zona rural de segunda a sábado com início no dia 3 de fevereiro e reforço no treinamento para os agentes de controle de endemias.
A Pasta afirma que Valinhos apresenta atualmente cobertura vacinal contra a Febre Amarela de 124,5%, acima do índice recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 95%. O número supera 100% porque a depender da faixa etária são aplicadas duas doses. Do dia 6 de janeiro a 14 de fevereiro foram aplicadas 1.122 doses da vacina contra a Febre Amarela nas UBSs e na vacinação casa a casa na zona rural.
A Secretaria de Saúde de Valinhos segue com as ações de intensificação das medidas de prevenção à Febre Amarela com a continuidade da vacinação casa a casa na próxima semana, disponibilização dos imunizantes nas unidades básicas de saúde e um novo treinamento de reforço para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também nos próximos dias.
Vacinação
Além da vacinação casa a casa, os imunizantes também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira.
Podem se vacinar pessoas a partir de 9 meses de idade, com exceção de alguns grupos, como gestantes, idosos, portadores de doenças autoimunes e outros quadros que devem ser avaliados por profissionais do serviço de saúde antes de receber a imunização.
Horários nas UBS da zona rural:
UBS Reforma Agrária: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Macuco: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS São Bento do Recreio: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Frutal: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Parque Portugal: das 8h30 às 15h30
UBS Jardim Pinheiros: das 9h às 11h e das 13h às 15h
Horários nas UBS nos demais bairros:
UBS Jardim Maracanã: das 9h às 12h e das 13h às 15h
UBS Bom Retiro: das 9h às 18h
UBS Vila Itália: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Jardim Paraíso: das 9h às 18h
UBS Jardim Imperial: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Jardim Jurema: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Jardim Pinheiros: das 9h às 11h e das 13h às 15h
UBS Jardim São Marcos: das 10h às 17h30
UBS Vila Santana: das 9h às 15h
*Estagiário sob supervisão