Valinhos fecha Centro de Lazer para remoção de árvores com risco de queda

Ação tem como objetivo prevenir acidentes neste período chuvoso

Da Redação

Valinhos fecha Centro de Lazer para remoção de árvores com risco de queda
Interdição total do CLT ocorre a partir desta quinta
Divulgação/Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos (SP) interditou totalmente, nesta quinta-feira (2), o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna para remoção de árvores com risco de queda. 

A medida faz parte de ações iniciadas em janeiro, em conjunto com a Defesa Civil de Valinhos, para a realização de vistorias e mapeamento em áreas públicas com grande circulação de pessoas. 

A previsão é que o CLT fique fechado por dez dias, quando também serão feitas podas de árvores que não precisarem ser removidas

De acordo com a Prefeitura, locais como o Parque CLT, Parque dos Lagos, Parque da Festa do Figo e grandes praças da cidade já foram visitados. 

Risco de queda de árvores

Com o período chuvoso, o risco de queda de árvores aumenta devido ao descolamento das raízes do solo e o desabamento pode ocasionar acidentes. 

“Por meio dessas ações preventivas, a Prefeitura percorre os locais que estão no cronograma para vistoriar as espécies que estão saudáveis e remover as que estão suscetíveis à queda. Todo o procedimento é embasado em laudos técnicos ambientais e visam preservar a vida”, contou o secretário municipal de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon.

Recorde de chuvas

Neste ano, de acordo com os índices pluviométricos na estação de captação do Rio Atibaia, choveu na cidade 173% a mais do que o esperado na média histórica para o mês de janeiro, que é de 223,74 mm. Ao todo, foram 387,20 mm. Desde 2016, este é o maior volume de chuvas registrado no período. Em fevereiro, voltou a chover acima da média em Valinhos.