Nesta quinta-feira (24) o Centro de Especialidades Valinhos (CEV) registrou uma queda de 82,58% no número de pessoas com sintomas gripais que procuraram atendimento, em relação ao pico que a cidade teve em janeiro. Ontem o centro de saúde realizou 66 atendimentos, com apenas 3 casos de Covid-19 confirmados. No pico causado pela variante Ômicron, no dia 12 de janeiro, o CEV chegou a atender 379 pessoas com sintomas gripais.
Nesta sexta-feira (25), a cidade tem 9 pacientes internados, sendo 2 em leitos de UTI e 7 em enfermaria. Em janeiro deste ano, com a Ômicron, o número de internados chegou a 59, 32 em UTI e 27 em enfermaria. No dia 31 de março de 2021, fase mais crítica da pandemia, 139 pacientes ficaram internados na cidade, sendo 70 em UTI e 69 em enfermaria.
Os números de novos casos e novos óbitos também reduziram significativamente. Em janeiro, a média de novos casos diários chegou a 167 e agora, em março, este número está em 13. A média de novos óbitos por dia, neste mês de março, é uma das menores desde o início da pandemia.
A vacinação é o principal fator que contribui para a melhora do cenário da pandemia na cidade. De acordo com balanço disponibilizado pela Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (25), Valinhos apresenta 79,61% de sua população total imunizada com as duas doses da vacina. Desses, 56,32% já tomaram a dose adicional.
“E seguimos avançando com a vacinação. Nesta semana, começamos a aplicar também a 4ª dose em idosos acima de 80 anos e com prazo de 122 dias desde a dose adicional”, diz o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti