Band Multi - Campinas e Região

Vendas devem aumentar em 10% na Black Friday em Sorocaba

Pesquisa foi feita pela Acso em parceria com a Athon Ensino Superior

Cida Haddad

Vendas devem aumentar em 10% na Black Friday em Sorocaba
Cida Haddad

As vendas durante a chamada Black Friday, que acontece oficialmente nesta sexta-feira (24/11), devem aumentar em 10%, em Sorocaba (SP), conforme pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (Acso), em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior. 

De acordo com dados da pesquisa, 32,4% dos entrevistados afirmaram que realizarão compras na Black Friday. “Quanto ao local escolhido para as compras, a grande maioria, 75,1%, afirmou que vão realizar suas compras pela internet, 17,3% em shopping centers e 7,6% nas lojas do Centro de Sorocaba”, afirma o professor da Athon, Luiz Buriel Junior. “Este comportamento é facilmente explicado como uma característica da Black Friday, na qual os consumidores acham que os maiores descontos são oferecidos pelos sites de comércio eletrônico e, também, pela mudança causada pela pandemia do novo coronavírus que, mesmo com a retomada do varejo físico, muitos consumidores se renderam ao comércio digital”, diz Buriel. 

Em relação aos produtos que serão comprados, segundo dados da pesquisa, 28,9% dos entrevistados vão comprar roupas, acessórios, calçados; 14,8% - celular e aparelhos de informática; 13,5% - TV  e outros eletroeletrônicos; 13.2% - produtos para casa e decoração; 12,1 % - alimentos e bebidas; 5,1% - viagens; e 4,9% - brinquedos. Buriel diz ainda que foi verificado que a maioria dos consumidores - 61,2% - vão comprar mais de um produto. Quanto aos valores a serem gastos, a expectativa dos consumidores é de, aproximadamente, R$ 610 - valor 5,5% maior do que R$ 578 gasto no ano passado. “Em relação aos meios de pagamento, verificamos que mais da metade dos consumidores (55,6%), vão realizar o pagamento através de cartão de crédito, 14,2% com cartão de débito, 13,5% com Pix e 14,4% pretendem parcelar suas compras no cartão de crédito”, diz Buriel. 

Cuidados na hora de fazer as compras

O advogado e professor Fábio Cenci fala sobre cuidados nas compras durante a Black Friday: 

Edição: Eduardo Bartels