O verão começa nesta sexta-feira (22), às 00h27, com possibilidade de pancadas de chuva de moderada a forte e temperatura elevada em todo o Estado de São Paulo. Após uma semana de altas temperaturas e tempo mais seco, as chuvas retornam, prevê o CGE da Defesa Civil estadual (Centro de Gerenciamento de Emergência). Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas chegam nesta sexta e se estendem pelo fim de semana do feriado de Natal.
A soma entre o escoamento de umidade e a elevação das temperaturas deve contribuir para a formação de zonas de instabilidade atmosférica sobre o Estado, gerando pancadas de chuva em todo território paulista. Por causa das altas temperaturas, essa chuva será acompanhada de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões.
Os meteorologistas da Defesa Civil preveem um fim de semana natalino chuvoso, principalmente no final das tardes, podendo, inclusive, gerar transtornos como pontos de alagamento e enxurradas.
CGE prevê verão com chuva acima da média e calor intenso
O final deste ano será marcado por chuva intensa em todo o Estado, com maior concentração nos municípios da faixa leste. No mês de janeiro o El Niño continuará a influenciar a região sudeste e com isso teremos temperaturas bem altas em todo o Estado de SP. A previsão é de que as chuvas fiquem acima da média histórica em praticamente todas as regiões.
Já no mês de fevereiro a tendência é de permanência do calor intenso e redução do volume de chuva, não havendo, até o momento, indicadores de recordes de chuva. Contudo, é importante destacar que, embora não chova acima da média, haverá dias com chuva, principalmente ocasionadas por zonas de instabilidade geradas pelas altas temperaturas.