Milhares de peixes mortos foram vistos, na manhã deste domingo (7), às margens do Rio Piracicaba, em Piracicaba (SP). As imagens, registradas por moradores e pescadores, circulam nas redes sociais e preocupam os moradores.
O ponto mais crítico foi avistado no bairro Nova Piracicaba, na rampa pública de barcos. As causas ainda não foram esclarecidas, mas pode estar ligada ao despejo ilegal de resíduos e/ou o nível de oxigênio da água.
A secretaria de Meio Ambiente, o Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), o pelotão de Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apuram o caso.
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba (SP) disse que “por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Semae e Pelotão Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, acionou a Cetesb e a Polícia Militar Ambiental para a busca da causa do episódio”.
O Semae, que monitora a qualidade da água do rio Piracicaba, notou, a partir das 4h deste domingo (7), alterações na quantidade de oxigênio, agravadas por volta das 6h.
A Prefeitura disse, ainda, que colaborará com os órgãos responsáveis, além de realizar o monitoramento constante da qualidade da água do rio Piracicaba.