
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí (SP) identificou mais dois morcegos positivos para a raiva na cidade, que soma três casos neste ano. Um dos animais foi encontrado morto no quintal de uma residência no bairro Roseira. Houve contato com um gato, que está em acompanhamento. Já o outro caso foi no Rio Acima. O morcego foi recolhido morto em uma varanda.
Nas duas regiões, está sendo reforçado as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, que incluem orientação aos moradores, aos estabelecimentos veterinários e, também, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos territórios.
Os morcegos, além de serem importantes para o equilíbrio ambiental, são protegidos por lei e não devem ser agredidos ou mortos. Dos animais recolhidos em Jundiaí, apenas uma pequena parcela apresenta resultado positivo para raiva. Em 2024, foram registrados dez casos de morcegos positivos para raiva no Município.
Em caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, vivos ou mortos, o VISAM deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para os técnicos fazerem a retirada segura do animal e diagnóstico laboratorial da raiva.
Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.
Outra medida necessária é a vacinação antirrábica de cães e gatos, que ao proteger os pets, protege consequentemente os tutores e seus familiares. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico. A aplicação é feita na sede do órgão, localizada na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal. É disponibilizado estacionamento no local.
*Estagiário sob supervisão