A Polícia Federal de Sorocaba (SP) cumpriu na manhã desta terça-feira (05/03) dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba, em duas residências, com o objetivo de combater crime de descaminho. A responsável pela empresa não foi localizada durante o cumprimento dos mandados judiciais.
De acordo com as investigações, a pessoa jurídica alvo da ação vinha importando mercadorias de maneira irregular há meses e as revendia pela internet, causando prejuízo aos cofres públicos em decorrência da sonegação dos respectivos tributos incidentes.
Nos fundos de um dos imóveis funcionava um depósito, onde as mercadorias eram embaladas e preparadas para remessa aos compradores de diferentes estados do Brasil. Foram apreendidos diversos produtos, entre vinhos e produtos eletroeletrônicos, todos de origem estrangeira e sem nota fiscal.
As mercadorias passarão por perícia. O responsável legal da pessoa jurídica responderá por crime de descaminho, cuja pena é de 1 a 4 anos de reclusão.