Band Multi

Violência contra mulher cresce em Valinhos

Cidade registrou 136 inquéritos este ano

Por

Projeto Guardiã Maria da Penha
Projeto Guardiã Maria da Penha
Divulgação/Prefeitura Municipal Valinhos

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a cidade de Valinhos abriu, até o final do mês de junho, 136 inquéritos voltados a investigar ataques contra mulheres, o que representa quase 23 inquéritos instaurados por mês.

A equipe Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal (GM) de Valinhos, recebeu da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), nesta última semana, duas novas medidas protetivas contra agressores - impostas pela Justiça para se manterem distantes das mulheres vítimas de agressão - que já estão em prática pelo grupo de agentes. 

Somado aos 11 atendimentos desde o início do projeto, são 13 mulheres moradoras de Valinhos protegidas pelo destacamento, criado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para verificar a situação de segurança das vítimas por meio de visitas domiciliares e também encaminhá-las, quando necessário, para atendimento aos serviços especializados.

 "Infelizmente registramos aumento de casos de violência doméstica contra mulheres, o que acontece também em todo Brasil. Os números são graves e, portanto, não podemos nos calar enquanto Poder Público, temos que fazer algo para proteger essas vítimas", disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A equipe Guardiã Maria da Penha é formada pela subinspetora GCM Rose e GCM Soraia, que trabalham com uma viatura caracterizada no atendimento às mulheres protegidas pela medida judicial. 

"Diariamente fazemos visitas às vítimas, de forma alternada, e mantemos contato com elas para saber se estão sendo importunadas pelos agressores", explicou a subinspetora.  

De acordo com o comandante da GCM, Aparecido Ignácio, a corporação trabalha constantemente para proteção do cidadão, e quando se protege a mulher, a família também é amparada. "Infelizmente não podemos prever quando a violência doméstica vai acontecer, mas depois que acontece, podemos ajudar na proteção daquela família que está desmoronada, para que ela reconstrua um novo caminho", disse Ignácio.

Tópicos relacionados