Virada Esportiva de Campinas movimenta 60 mil pessoas no final de semana

Mais de 120 atividades foram realizadas em toda as regiões da cidade entre a sexta e o domingo

*Rafaela Oliveira

Velas ganharam as águas da lagoa do Taquaral. Divulgação
Velas ganharam as águas da lagoa do Taquaral.
Divulgação

A 6ª Virada Esportiva de Campinas alcançou aproximadamente um público de 60 mil pessoas no último final de semana, entre participantes e assistentes. Foram promovidos esportes de grupo aos individuais, competições e aulas livres, houve opções para todos os gostos.

Depois de dois anos de paralisação por causa da pandemia, a retomada superou a expectativa inicial. Segundo a prefeitura, o sucesso se deve em grande parte ao apoio recebido dos parceiros, essenciais no sucesso do evento.

Entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), foram mais de 120 atividades ligadas ao esporte, espalhadas por todas as regiões da cidade. O número poderia ser ainda maior, se o momento econômico fosse outro. 

Apesar de todos os esforços, a Ultramaratona de 48 horas, foi cancelada porque o investimento, projetado inicialmente pelo setor privado, não se consolidou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin,  prevê o fortalecimento da  Virada Esportiva como uma tendência nos próximos anos. "Queríamos proporcionar a Ultramaratona, não foi possível. Mas, seguramente, ela virá, quem sabe, no ano que vem. Por outro lado, o GP de Ciclismo foi um show.", disse o secretário.

A Ginástica Artística também superou a expectativa com boa presença de público nas apresentações, com o empenho de todas as alunas que frequentam as aulas no ginásio do Taquaral e Praças de Esportes. 

Grande participação

A população da cidade aproveitou o fim de semana de sol e calor para se divertir e praticar a atividade física, nas mais variadas modalidades. Foi possível dançar em vários ritmos; descobrir o x1, o futebol um contra um; conhecer algumas técnicas de beisebol; orientações de como velejar; jogos de beach tênis. Os torcedores também compareceram ao Taquaral para apoiar o Vôlei Renata em mais uma vitória no Campeonato Paulista.

O evento, de caráter inclusivo, teve também jogos de basquete em cadeira de rodas, atividade física para adultos com Síndrome de Down e o projeto KB2, com ótima participação de público e praticantes.

Com a obesidade e o sedentarismo em alta na sociedade, o desafio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer é investir na atividade física, para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. 

Homenagem olímpica

Nesta segunda-feira (29), o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima comemora os 18 anos da conquista da medalha de bronze na prova da maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Ele liderava a disputa quando foi parado por um homem, um ex-padre irlandês, que invadiu a prova. Mesmo assim, continuou e conseguiu chegar em terceiro lugar.

No sábado (27), ele foi homenageado pela conquista durante as atividades realizadas na pista do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), se transformando em uma das atrações da programação da Virada Esportiva no final de semana.

Apesar de ter se retirado das competições, o corredor mantém o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e trabalha em Campinas, em parceria com a Orcampi (Organização Funilense de Atletismo), para oferecer treinamento de alto padrão para jovens que se destacam na iniciação esportiva, contribuindo para a formação de novos talentos.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.