Virada Esportiva promete colocar Campinas em movimento durante 72 horas

Serão 120 modalidades esportivas que devem reunir cerca de 70 mil pessoas em todas as regiões da cidade; confira

Por Da redação

Virada Esportiva promete colocar Campinas em movimento durante 72 horas
Ginástica Artística: Atletas de Prudente se preparam para competição
Foto: Canva, 2023.

A Virada Esportiva 2024 promete deixar Campinas (SP) em movimento durante 72 horas, de sexta-feira (23) até domingo (25), com mais de 120 atividades que incluem modalidades olímpicas e paralímpicas. A expectativa é reunir mais de 70 mil pessoas.

São aulas, danças, festivais, jogos, ações nos clubes parceiros e eventos de competições oficiais, espalhados por todas as regiões da cidade para que a população participe ativamente. 

A programação é gratuita e tem como objetivo inserir o esporte na vida das crianças, adultos e idosos. Quem optar por desfrutar do ambiente esportivo envolvendo competições, poderá acompanhar de perto a Ultramaratona de 24 horas, o GP de Ciclismo, a estreia do Vôlei Renata Campeonato Estadual, com o levantador Bruninho, o Campeonato Paulista de Patins, o Projeto Olhos que Guiam e outras tantas atrações.

Ultramaratona no Taquaral

A Ultramaratona 24 horas é o evento mais longo da Virada Esportiva de Campinas. Será disputada das 10h de sábado até as 10h de domingo, na pista interna do Taquaral, que tem 2.725 metros. Estão inscritos cerca de 250 atletas do estado de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Paraná. O campeão percorre, em média, mais de 200 km durante a prova. 

Ainda dentro da Ultramaratona, há atletas inscritos para a prova de 12 horas, que terá largada às 22h de sábado (dia 24), com o término previsto para as 10h de domingo (dia 25). Entretanto, a maioria dos atletas que se inscreveram vai competir nas 24 horas. Um deles será Carlos Dias, paulista de 49 anos, chamado de Super Humano pelos resultados conquistados em situações muito adversas.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, associa a prova da Ultramaratona 24h a resiliência e determinação para se alcançar objetivos. "A Ultramaratona 24h é a grande leitura da Virada Esportiva. Simboliza os desafios que superamos nas pistas da vida e, a cada metro vencido, ganhamos mais força para seguir em frente. A Virada Esportiva é uma oportunidade para mudar conceitos e praticar hábitos saudáveis", afirmou.

Festival de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica

Estudantes dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Campinas, Organizações da Sociedade Civil e Clubes Associativos, se apresentarão no Festival de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, no ginásio do Taquaral, a partir de 8h, no sábado (24). O evento contará com a participação de crianças de 6 a 10 anos de idade.

Natação Paralímpica

O Festival de Natação Paralímpica André Meneghetti será realizado na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas no sábado(24), das 8h às 12h. O evento inclusivo voltado para mulheres e homens é uma realização da Associação Paralímpica de Campinas (APC). A participação é aberta a pessoas com deficiência física, visual e intelectual, a partir de 8 anos de idade.

Vôlei Renata

O vôlei Renata também participará da Virada Esportiva de Campinas. No sábado (24), a partir de 18h, receberá no ginásio do Taquaral, o Sesi São Paulo, na abertura do Campeonato Paulista Adulto. Além da rivalidade das duas agremiações, o confronto terá ainda como atrativos as estreias de Bruninho na equipe de Campinas e Darlan, no time da capital.

GP de Ciclismo

O 8º Grande Prêmio Campinas de Ciclismo vai ser realizado domingo (25), na Avenina Norte-Sul, a partir de 7h, com a largada em frente à antiga Regional 2. Cerca de 200 ciclistas já estão inscritos e concentrados em 10 categorias. Ainda é possível confirmar presença no https://www.ticketsports.com.br/e/8-gp-campinas-de-ciclismo-69581

Cup de Jiu Jitsu

A 12 ª edição do Premium Cup de Jiu Jitsu vai movimentar o Clube Concórdia, no domingo (25), a partir de 7h. A disputa é reconhecida pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Por isso, são aguardados mais de mil competidores. Os resultados são válidos para o ranqueamento da entidade que qualificam os atletas para as competições de nível estadual e nacional.

Olhos que Guiam

O projeto “Olhos que Guiam” criado pela Organização KB2, vai reforçar a Virada Esportiva de Campinas 2024. Pessoas com deficiência visual e seus guias vão participar do evento com bikes e patins, no estacionamento do Portão 2, do Parque Taquaral. A programação vai começar a partir de 8h30 de domingo (25).

Tópicos relacionados